Cuiabá-MT
Frente fria que vai ‘gelar’ Cuiabá avança desde o sul do país; entenda
Compartilhe:
Os termômetros vão despencar em Cuiabá e Chapada dos Guimarães a partir deste sábado (2). Na capital, a temperatura pode chegar aos 16ºC e, na cidade do interior, a 13ºC. O que explica este fenômeno é uma frente fria, que avança por parte da região sul do Brasil já desde quinta-feira (31).
De acordo com informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), entre a sexta-feira (1) e o domingo (3), a frente fria avançará para áreas desde o extremo sul da região Norte, oeste de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do sudeste brasileiro. “Com isto, haverá mudança de tempo nestes setores, com aumento de nuvens e condição para chuva, que deverá ser mais forte em áreas do centro-sul do país”.
A temperatura deve cair em toda a região Sul do Brasil a partir de sábado, assim como no Norte, Sudeste e no Centro-Oeste a partir da madrugada de domingo. Em Cuiabá, as mínimas devem continuar na casa dos 18ºC até o próximo sábado.
Porém, nas primeiras horas de domingo a temperatura poderá cair para os 16ºC. Há possibilidade de chuva e o tempo deverá ficar nublado. A máxima não deverá ultrapassar os 25ºC. Na segunda-feira, há a possibilidade de que o frio seja ainda maior, atingindo os 15ºC.
Em Chapada dos Guimarães, as temperaturas devem começar a cair a partir do sábado. Nas primeiras horas da madrugada a mínima esperada é de 15ºC, com máxima de 25ºC. Já no domingo, os termômetros podem chegar a 13ºC, também com possibilidade de chuva. A máxima não deve ultrapassar os 24ºC.
Além disto, há a possibilidade que a segunda-feira em Chapada dos Guimarães comece com uma temperatura de 12ºC. A máxima não deve ultrapassar os 26ºC.
A chegada da primeira frente fria forte do ano derrubou os termômetros em várias cidades do país, incluindo Cuiabá, no dia 21 de maio. A manhã daquele dia registrou a menor temperatura do ano na capital mato-grossense. A estação meteorológica convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a marcar 11.4ºC.
A estação meteorológica convencional, composta de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), registrou a mínima supracitada.